Dúvidas Frequentes

A partir de que idade posso me inscrever nos cursos?

Para os cursos que envolvem atividades práticas (Solda, Eletricidade ou Empilhadeira) é preciso ter, no mínimo, 18 anos. Para os demais cursos, recomenda-se iniciar a partir dos 16 anos.

Qual a escolaridade mínima exigida para participar dos cursos?

Para os cursos de Mecânica Básica, Inspetor de Qualidade e Eletricidade Industrial recomenda-se a escolaridade mínima equivalente à 7ª série do Ensino Fundamental.

Para o curso de Operador de Empilhadeira é necessário ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação)?

Para participar do curso, não. Mas é fundamental que o aluno tenha noções de direção.

Qualquer pessoa pode matricular-se para o curso de Solda?

Não. É preciso que a pessoa tenha, pelo menos, 18 anos, não utilize lentes de contato e possua nível de escolaridade mínima equivalente à 7ª série do Ensino Fundamental.

Os cursos da TQI são regulamentados pelo MEC?

A TQI oferece cursos na modalidade “Cursos Livres”, de acordo com o Decreto Federal 2208/97, organizando e abrangendo conteúdos em conformidade com as necessidades atuais identificadas no mercado de trabalho e nas empresas. Não há obrigatoriedade de registro junto ao MEC.

A TQI é reconhecida pelo MEC?

Todas as empresas que oferecem “Cursos Livres” são. Cada empresa estipula a carga horária e conteúdos conforme necessidades e conveniências, emitindo certificado de conclusão e aproveitamento ao término do curso.

O que é um “Curso Livre”?

Trata-se de um curso que não tem necessidade de regulamentação pelo MEC, adotando, portanto, conteúdos e carga horária variáveis de acordo com as necessidades dos clientes ou do mercado de trabalho. Todos os “Cursos Livres” são regulamentados pelo Decreto Federal 2208/97.

Os alunos podem ser reprovados?

Em qualquer dos cursos, o aluno passa por avaliação teórica e/ou prática. No caso de não atingir a nota mínima exigida, o aluno pode fazer uma prova de recuperação (sem custo adicional na primeira tentativa) ou refazer o módulo (sem custo adicional, caso não possua faltas). A reprovação se dará apenas quando o limite de faltas for excedido.

As faltas podem ser justificadas?

Sim. As faltas que tenham ocorrido por motivos escolares, de doença ou de trabalho poderão ser justificadas por atestados médicos, declarações da empresa ou da instituição escolar. No entanto é importante lembrar que não há abono de faltas. Mesmo com justificativa, o aluno deverá repor as aulas faltantes, a fim de permanecer dentro do limite de até 25% de ausência.

No caso de impedimento, é possível trancar a matrícula ou o curso?

É possível trancar a matrícula ou o curso, desde que todo o saldo devedor (se houver) esteja quitado. Deste modo, o trancamento da matrícula deverá ser realizado por meio de requerimento. O prazo máximo de trancamento será de até 12 meses.

O que é preciso para fazer a matrícula?

Apenas a apresentação de documento de identidade e o valor correspondente à primeira parcela do curso.

O que é necessário para fazer a reciclagem do curso de Operador de Empilhadeira?

Para reciclagem é necessário fornecer cópia do certificado do curso (caso não tenha sido feito pela TQI), sendo que o mesmo deve ter sido aplicado por empresa idônea e capacitada. Não serão aceitos certificados de cursos aplicados pela própria empresa de trabalho.